10 de junho de 2022

Luta do Sinteal garante cumprimento paridade dos aposentados em Quebrangulo

Um projeto aprovado na Câmara de Vereadores de Quebrangulo marcou uma importante vitória para os trabalhadores/as da educação no município. Relativo ao reajuste salarial da categoria, o PL agora inclui o reajuste equivalente aos aposentados/as da rede, após intervenção do Sinteal.

“No início do ano conquistamos a recomposição salarial relativa a 2021, e na ocasião o Instituto de Previdência negou a implantação aos aposentados alegando falta de previsão legal. Agora fizemos questão de assegurar a inclusão de um artigo que vinculava o mesmo percentual aos companheiros que passaram a vida contribuindo e merecem respeito”, relatou Izael Ribeiro, presidente do Sinteal na região de Palmeira dos Índios.

A implantação do reajuste de janeiro para os aposentados ainda está sendo questionada na justiça pelos advogados do Sinteal, mas enquanto o processo tramita os aposentados estão com o salário inferior. Para não correr o risco de passar pelo mesmo problema no reajuste de 2022, o Sinteal se antecipou e conseguiu fazer o presidente da Câmara se comprometer com isso, e o prefeito alterou o texto.

“Nos últimos dias tem se tornado comum o envio de projetos de recomposição as casas legislativas sem dialogar com a representação dos trabalhadores/as. Na prática percebemos que tal iniciativa é antidemocrática e esconde armadilhas para os trabalhadores. Seguimos firmes e vigilantes para que nenhum projeto possa ser votado sem a apreciação da categoria”, finalizou Izael.