20 de junho de 2022

NOTA DE REPÚDIO À GESTÃO MUNICIPAL DE POÇO DAS TRINCHEIRAS

O Sindicato dos Trabalhadores da Educação de Alagoas vem a público manifestar repúdio à Secretária de Educação do município de Poço das Trincheiras, Marta Tavares.

A gestora convocou uma assembleia para dialogar com os trabalhadores/as da educação para a última sexta-feira, 17 de junho, a respeito da suspensão das atividades escolares do município, devido às fortes chuvas. Antecipando, assim, o recesso escolar.

Mesmo se tratando de uma assembleia Marta assumiu uma postura autoritária e antidemocrática, não abrindo espaço para a fala dos trabalhadores da educação. Nem sequer de representantes sindicais, mesmo sendo uma solicitação da categoria na ocasião e a Presidenta do Sinteal – Núcleo Regional de Santana do Ipanema, Cristina Alves, ser servidora do município de Poço das Trincheiras.

Inevitavelmente alguns professores presentes levantaram questionamentos, o que incomodou a gestora. Mais inadmissível ainda foi a iniciativa da secretária de tentar intimidar a categoria, convocando um dos trabalhadores que se posicionaram a comparecer à sede e puniu o trabalhador suspendendo de forma verbal uma permuta com outro município, legalmente concedida.

Na Assembleia, foram apresentados pelo contador municipal, Antônio José, números do recurso do FUNDEB a serem recebidos pelo município durante exercício financeiro atual.  Após toda a explanação, foi colocada aos profissionais de educação a recomposição salarial no percentual de 10,06%, tendo o Projeto de Lei já encaminhado para a Câmara Municipal, antes mesmo de qualquer diálogo com os trabalhadores, principais interessados no projeto.

O Prefeito Municipal Valmiro Costa, em reuniões anteriores com esta entidade sindical, sempre firmou o compromisso de que jamais haveria perseguição em sua gestão. Temos convicção que o ocorrido nesta sexta-feira (17), tenha sido uma atitude isolada da Gestora da Pasta da Educação e logo que o Gestor Municipal obtiver conhecimento do fato ocorrido deva corrigir o equívoco.

O Sinteal convoca todos/as trabalhadores/as para uma Assembleia Geral Deliberativa, dia 22 de junho (quarta-feira), às 14 horas, na Câmara de Vereadores, onde será apresentado o PL rejeitado pela categoria.

Vamos à luta companheiros/as!

Foi por dias melhores que se mudou o governo municipal de Poço das Trincheiras!

Digam NÃO!

LEI DA MORDAÇA NUNCA MAIS!

BASTA!!!

TODOS JUNTOS EM APOIO AO PROFESSOR QUE TEVE SEU DIREITO ANULADO!