10 de junho de 2022

Sinteal e categoria vão a Câmara Municipal de Igaci questionar PL da prefeitura e exigem respeito e valorização

Na última quarta-feira (8), o Sinteal e os trabalhadores/s da rede municipal de ensino de Igaci estiveram presentes na sessão da Câmara de Vereadores para acompanhar a votação do Projeto de Lei que trata da recomposição salarial da categoria. Discordando do valor encaminhado pela gestão, o grupo foi buscar o diálogo com os parlamentares, mas não conseguiram.

“Foi uma decisão monocrática do Prefeito que não apresentou sequer um estudo financeiro comprovando que não teria condições de avançar. Esse reajuste muito abaixo do necessário para recompor os salários defasados da categoria é mais um problema. Os profissionais da educação de Igaci tem sofrido com ataques diários, transferências involuntárias, revogação da gestão democrática e a absurda recusa em aceitar atestados médicos”, explicou Izael Ribeiro, presidente do núcleo regional do Sinteal de Palmeira dos Índios.

A iniciativa do presidente da Câmara Municipal em colocar o projeto que não foi discutido com a representação dos/as trabalhadores/as, e de todos os outros Vereadores de aprovar o texto original gerou frustração e indignação nos manifestantes.

O presidente do Sinteal avisa que vai continuar mobilizando a categoria. “Seguiremos firmes lutando contra essas arbitrariedades que desvalorizam e amordaçam os profissionais da educação. Os profissionais da educação tem compromisso com a educação pública e a população, mas merecem salário digno e condições justas de trabalho”.