23 de junho de 2022

SINTEAL NA LUTA: Pagamento dos precatórios do Fundef de Maceió é vitória da classe trabalhadora

Trabalhadoras da educação em 2018, durante uma das tantas mobilizações do Sinteal em defesa do rateio do FUNDEF (Foto: Arquivo Sinteal)

É com muito entusiasmo que o Sinteal recebe a confirmação de que a Prefeitura de Maceió vai pagar o rateio dos precatórios do Fundef aos trabalhadores e trabalhadoras da educação a partir deste dia 23 de junho.

Essa é uma conquista histórica da categoria que espera ansiosa para ter o seu direito respeitado. Desde 2015, quando o escritório Barbosa Jr nos apresentou a tese de que era possível conquistar esse direito, passando pelas idas e vindas pelos poderes, até virar efetivamente um direito dos trabalhadores da educação do país, foi um percurso longo, difícil, custoso, mas valeu a pena. A luta vale a pena.

Agradecemos e parabenizamos todos e todas que acreditaram e ajudaram a nossa categoria a chegar até aqui. Reconhecemos o papel do então deputado federal João Henrique Caldas, cuja elaboração de proposta legislativa contou com a inestimável contribuição do escritório jurídico contratado por nós. Faz parte do papel do Sindicato cobrar e exigir que os direitos dos trabalhadores sejam garantidos. Nossa legitimidade como única organização representativa dos trabalhadores da educação de Maceió é reafirmada quando assinamos o acordo que liberou os recursos e, assim, permitiu o início do pagamento para todas e todos.

Próximos passos

Sabemos que muitos municípios aguardavam o desenlace de Maceió para terem mais segurança jurídica e, assim, encaminhar os seus pagamentos também. O Sinteal reforçará ainda mais essa empreitada pelo interior de Alagoas.

Vamos continuar acompanhando até o final, para que ninguém que tem direito fique de fora.

Para tanto, explicamos algumas questões que têm chegado por meio de nossos canais de atendimento aos filiados e filiadas:

• A lista enviada para a Semge para pagamento neste mês de junho não seguiu um critério de prioridade. Enviamos todos os termos de adesão que puderam ser verificados.
  • Estamos trabalhando para protocolar uma remessa de termos de adesão para pagamento em julho, contemplando aqueles que, por algum motivo, não entraram no pagamento de junho.
  • Ainda é possível assinar o termo de adesão e entregá-lo no Sinteal, junto com o contracheque.
  • Pode sim filiar-se ao Sinteal no mesmo dia que entregar o termo de adesão.
  • Se alguém assinou o termo de adesão e tem dúvida se está ok, pode entrar em contato com o Zap do Sinteal, informando nome completo e CPF e se é filiada/o.

Viva a luta da classe trabalhadora!

Somos fortes, Somos Sinteal