7 de junho de 2022

Trabalhadoras/es em Educação de Delmiro Gouveia saem mais uma vez às ruas para protestar contra a gestão municipal; 13 de junho tem novo protesto público

Nesta terça-feira, 07 de junho, os trabalhadores e as trabalhadoras em educação de Delmiro Gouveia paralisaram suas atividades profissionais e foram às ruas para denunciar à população delmirense as políticas antieducação e antitrabalhadores/as em educação da gestão Ziane Costa.

Na última quinta-feira, 02 de junho, a Câmara Municipal aprovou, com o voto de 08 vereadores que apoiam a prefeita, o projeto de lei reajustando em 10,06% o salário das/os trabalhadoras/es da educação, percentual que não faz frente à grave inflação que corrói os salários de todos os trabalhadores e trabalhadoras brasileiros, especialmente os/as da educação. Detalhe: em assembleia geral representativa da categorias, convocada e organizada pelo Núcleo Regional Sinteal/Delmiro, a proposta de 10,06% foi votada e rejeitada por unanimidade.

Mas, mesmo com o posicionamento da categoria, a prefeita Ziane Costa levou o projeto de lei do reajuste em frente, contando com o apoio dos vereadores servis à sua administração, e traidores da educação e da categoria.

Diante de todo o quadro de ataques e de desvalorização criado pela gestão municipal, as/os trabalhadoras/es da educação e o Núcleo Regional construíram uma agenda de luta, já com a próxima paralisação marcada para o próximo dia 13 de junho (2ª feira).

“De olho”

Em paralelo às atividades da agenda de luta, Núcleo Regional, trabalhadoras/es em educação e a população de Delmiro Gouveia estarão acompanhando com a necessária atenção o desfecho de todo o processo licitatório – inclusive publicado no Portal da Transparência -, que destina o valor de R$ 8.045.260,00 (Oito milhões, quarenta e cinco mil e duzentos e sessenta reais) para a compra de fardamento escolar. Aqui neste caso, um segundo detalhe: a rede pública municipal de educação de Delmiro Gouveia não alcança o número de 10 (dez) mil alunos.

**************************************************

Mais fotos da luta