28 de julho de 2022

Greve em Maceió: Sinteal, trabalhadoras/es em educação, mães, pais e alunos realizam ato público em defesa da educação pública, no Conjunto Osman Loureiro

No 18º dia de greve, Sinteal, trabalhadoras/es em educação da rede pública de Maceió, mães, pais e alunos realizaram, na tarde desta quinta-feira (28), um ato público em defesa da educação pública, no Conjunto Osman Loureiro, no bairro do Tabuleiro do Martins. O protesto da educação teve, ainda, uma caminhada de luta pelas ruas principais e muita interação com a população.

Concentração

Com cartazes, faixas, carro-de-som, palavras-de-ordem e muita disposição para lutar por valorização salarial e profissional, contra o absurdo “reajuste” de 4% que o prefeito de Maceió JHC quer impor e por melhorias na educação pública, as/os manifestantes se concentraram, inicialmente, em frente ao CMEI Escola Lêda Collor de Mello.

Luta e coesão

A presidenta do Sinteal, Consuelo Correia, fez questão de ressaltar a importante participação no ato público de muitos pais e mães de alunos [de todas as escolas da região], “porque compreendem a importância dos profissionais da educação, e do trabalho deles e delas para formar cidadãos e cidadãs. Toda a comunidade escolar está coesa nessa luta para que o prefeito escute o clamor e abra o diálogo o mais breve possível para que possamos conseguir a nossa valorização e retornar às salas de aula, numa realidade educacional que seja digna dos filhos da classe trabalhadora”.

Caminhada de luta

A caminhada de luta, protesto e reivindicação saiu chamando a atenção de moradores do conjunto, com o carro-de-som amplificando as palavras de ordem já conhecidas que denunciam o descaso da Gestão JHC contra a Educação e seus trabalhadoras e trabalhadoras, que prejudicam também diretamente a população.

Durante a caminhada, as/os manifestantes passaram em frente à Escola Luiz Pedro da Silva II, retornando em seguida para o CMEI Escola Lêda Collor de Mello, para o encerramento do ato público e de mais um dia de luta por valorização e para que o prefeito JHC respeite e negocie com o Sinteal e as/os trabalhadoras/es da educação.

************************************

Mais fotos do ato público de luta