28 de julho de 2022

Delmiro Gouveia: Educação completa uma semana de Greve com caminhada de protesto

Com cerca de 80% de adesão, a greve dos trabalhadores/as da educação do município de Delmiro Gouveia chega ao sexto dia com uma grande caminhada dos trabalhadores pelas ruas da cidade. Sem respostas da prefeita Ziane Costa, a categoria exige valorização e um percentual mais justo de reajuste salarial.

“Desde o dia 22, quando a greve foi deflagrada, a prefeitura não demonstrou nenhum interesse em negociar. Ela tem tentado nos desmobilizar com ataques à luta e espalhando inverdades pela cidade, mas o povo sabe a nossa realidade e quem está contra a educação neste momento”, disse Sheila Ferreira, dirigente do núcleo regional do Sinteal em Delmiro Gouveia.

Segundo Sheila, a diretora de uma escola realizou uma reunião com pais e mães de estudantes para explicar sobre a greve e até convidou o Sinteal, mas a secretária de educação interferiu no evento na tentativa de descaracterizar a luta dos trabalhadores.

Outra ação de ataque foi a ida da prefeita a uma rádio local, que falou várias inverdades para desinformar a população e transferir a responsabilidade para os trabalhadores e trabalhadoras. “Mas todo mundo sabe que se estamos em greve, a culpa é da Ziane”, finalizou Sheila.

Uma mãe de estudante que estava participando do protesto denunciou um problema sofrido na escola. “Não tem profissionais para trabalhar com as crianças especiais. Os filhos de Angélica estão fora da escola por conta dessa falta. Tem o professor, mas não tem o auxiliar de sala”.

Segundo levantamento da direção regional do Sinteal, a luta está forte em toda a categoria. Na área urbana, todas as escolas estão fechadas. Nos povoados também há adesão, totalizando no município uma média de 75% a 80% em greve.