29 de julho de 2022

Trabalhadoras/es em educação de Rio Largo realizam assembleia e discutem com o Sinteal a pauta de luta e reivindicações da categoria

Convocadas/os pelo Núcleo Regional Sinteal/Rio Largo, as/os trabalhadoras em educação do município participaram, na manhã da última quinta-feira (28), de assembleia geral realizada na Escola Fernandina Malta.

A pauta da assembleia, que teve as presenças da secretária intermunicipal Josefa Conceição (Executiva estadual) e do advogado do Sinteal, Dr. Daniel Pereira, debateu pontos como as ações judiciais dos profissionais vigias (jornada de 30 horas, em vez de 40hs), FGTS e os precatórios do FUNDEF. A assembleia contou também com a presença de trabalhadoras/es aposentadas/os, não atuando mais na rede, mas atuantes na luta.

Antinegociação

Durante a assembleia foram repassadas informações, através da base da categoria, de que o prefeito Gilberto Gonçalves teria afirmado que procederá o rateio (pagamento) dos precatórios do FUNDEF “sem a participação do sindicato [Sinteal]”. Esta informação causa preocupação tendo em vista que, no caso do rateio do FUNDEB/ 2021, pessoas que não eram profissionais da educação também receberam o pagamento.

Negociação zero!

A presidenta informou à plenária que os recursos relativos ao 2º lote, da ordem de R$ 62 milhões, continuam bloqueados, mas que o 1° lote 24 milhões estão desbloqueados e foi utilizado uma parte . A atitude antinegociação da gestão municipal foi criticada pela diretora Josefa Conceição (Jô) e por dirigentes do Núcleo Regional, que o prefeito não acena para qualquer possibilidade de diálogo, mesmo com o Sinteal tendo enviado vários ofícios solicitando audiência.

Outra crítica feita à prefeitura e à Secretaria Municipal de Educação foi a não apresentação de gastos das reformas de escolas da rede.

Encaminhamentos

Após a importante participação da base da categoria, com opiniões e posicionamentos quanto à luta da educação no município, ficou encaminhada a sugestão de nova assembleia geral de trabalhadoras/es na próxima 6ª feira (05 de agosto), para debater e construir um cronograma de luta e elaborar um informativo sobre a luta dos precatórios em Rio Largo, para entregar durante as visitas às escolas.

A luta continua!