22 de agosto de 2022

Em reunião no MPE/AL, Sinteal relata difícil negociação em Piaçabuçu; judicialização pode ser o recurso para garantir piso e reajuste salarial

 

Na última quinta-feira (19), às 10h, ocorreu audiência entre o promotor do Ministério Público Estadual, Dr. Lucas Carneiro, e representantes do Sinteal (diretora Josefa Conceição, da executiva estadual; dirigentes do Núcleo Regional Penedo e representantes da base da educação de Piaçabuçu).

Na audiência, o Sinteal deu detalhes sobre as diversas tentativas, infelizmente sem êxito, de negociação com a gestão municipal, diretamente com o secretário de educação, Gutemberg Beltrão, objetivando garantir o piso salarial do magistério e o reajuste salarial para os demais trabalhadores e trabalhadoras em educação.

Judicialização

Estudos realizados sobre a saúde financeira dos recursos do Fundeb atestam a condição de se aplicar 25% (vinte e cinco por cento) na valorização das/os trabalhadoras/es em educação.

No caso direto de Piaçabuçu, infelizmente a gestão municipal ainda não cumpriu a Lei do Piso nem a data-base da categoria, deixando frustradas/os as/os trabalhadoras/es da educação.

O Ministério Público Estadual, através do promotor Lucas Carneiro, orientou que o Sinteal judicialize a questão junto ao Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL).

A luta, portanto, continua!