10 de agosto de 2022

Greve em Maceió: Sinteal, trabalhadores/as em educação, mães, pais e alunos realizam ato público em defesa da educação na Chã da Jaqueira

Com quase um mês de greve, o Sinteal, trabalhadoras/es em educação da rede pública de Maceió, mães, pais e alunos realizaram, na tarde desta quarta-feira (10), um ato público em defesa da educação pública, na Chã da Jaqueira. O protesto da educação teve, ainda, uma caminhada de luta pelas ruas principais e muita interação com a população.

Com cartazes, faixas, carro-de-som, palavras-de-ordem e muita disposição para lutar por valorização salarial e profissional e por melhorias na educação pública, as/os manifestantes se concentraram, inicialmente, na praça em frente à igreja católica de São João Batista e Santa Isabel.

A presidenta do Sinteal, Consuelo Correia, ressaltou a importância da participação no ato público de muitos pais e mães de alunos de todas as escolas da região, além dos estudantes. “A educação é o maior bem que mães, pais e educadores podem deixar para as crianças. É muito bom ver que toda a comunidade escolar está unificada na luta para que o prefeito JHC escute o clamor por melhores condições de trabalho para os educadores e as educadoras, para que possamos conseguir a nossa valorização e retornar às salas de aula, numa realidade educacional que seja digna dos filhos da classe trabalhadora”, avaliou.

A caminhada de luta, protesto e reivindicação saiu chamando a atenção de moradores do bairro, com o carro-de-som amplificando as palavras de ordem já conhecidas que denunciam o descaso da Gestão JHC contra a Educação e suas trabalhadoras e trabalhadores.

Durante a caminhada, as/os manifestantes passaram em frente à Escola Municipal Don Miguel Fenellon Câmara, e na sequência, pela Escola Municipal Edécio Lopes, que está há cerca de dois anos com as aulas presenciais paralisadas graças a uma reforma que nunca é finalizada pela gestão do prefeito JHC.

Ao final, as trabalhadoras e trabalhadores presentes enfatizaram a necessidade de reforçar a luta e convocaram os presentes para as próximas atividades de greve. Nesta quinta-feira (11), Dia do Estudante, nos juntaremos ao grande ato nacional em defesa da Democracia e de eleições livres, com concentração às 8h, na Praça Centenário. E na sexta-feira (12), às 9h, mais um ato de greve, dessa vez no bairro do Jacintinho, com a concentração na Escola Lamenha Lins.