26 de agosto de 2022

Messias: Depois de assembleia de classe, trabalhadoras/es da educação e Sinteal fazem caminhada de luta e cobram na porta da prefeitura o rateio do FUNDEF

Após a conquista do reajuste salarial para todas/os as/os trabalhadoras/es em educação da rede pública de Messias, a luta continua. Na manhã desta sexta-feira (26), o Sinteal convocou e realizou uma assembleia de classe para deliberar sobre outra importante pauta: o pagamento do rateio dos precatórios do FUNDEF, direito que vem sendo cobrado há meses, mas ainda sem respostas por parte da prefeitura e da Secretaria Municipal de Educação. Após a assembleia, que ocorreu em clima de muita revolta e indignação pelo descaso da prefeitura, as/os trabalhadoras/es e dirigentes do Sinteal saíram em caminhada de protesto e reivindicação até à sede da administração municipal.

A pressão democrática conquistou o agendamento de uma reunião com a gestão na próxima quarta-feira (31/08), às 10hs, na própria prefeitura.

Cadê a resposta?!

Em julho, o Núcleo Regional Sinteal/Rio Largo encaminhou ofício à prefeitura cobrando respostas quanto ao pagamento do rateio. No documento, Sinteal e trabalhadoras/es deram um prazo-limite até o dia 15 de agosto último para receber resposta da prefeitura, que não foi dada.

Diante do silêncio da prefeitura, o Sinteal convocou a assembleia realizada hoje de manhã, que, dentre outras deliberações, escolheu os membros da comissão de negociação dos precatórios do FUNDEF.

Luta continua!

Segundo a presidenta do Núcleo Regional Sinteal/Rio Largo, Rosiéle Costa, “o sindicato vem priorizando a negociação dessa pauta de luta [pagamento dos precatórios], reivindicando agilidade da gestão e da Semed em relação à confecção de lista de beneficiários e confirmação do pagamento. A gestão, então, já estava totalmente sabedora de que a base exige o rateio, e, até agora, não cumpriu nada do que havia conversado e negociado antes com o Sinteal e a categoria, inclusive desrespeitando até a data-limite para resposta. Como essa resposta não veio, nós vamos atrás dela!”.