31 de agosto de 2022

Messias: Em reunião na prefeitura, Sinteal e trabalhadoras/es em educação reforçam cobranças em prol do rateio dos precatórios do Fundef

A luta das/os trabalhadoras/es em educação do município de Messias e do Sinteal, que avançou na semana passada, continuou nesta quarta-feira (31), com a realização de uma reunião no gabinete do prefeito [Marcos Silva], que foi representado por sua assessora política Mariana Ventura, e que também contou com a presença do subprocuradores Dr. Marcelo Vieira e Dr. Lucas Nunes, além do secretário-adjunto da Educacão, Eliaquim Sapucaia. Também estiveram presentes à sede da prefeitura um grupo de servidoras/es da Educação. A audiência foi considerada proveitosa pelos dirigentes do Núcleo Regional do Sinteal.

Pauta de luta

Na reunião, Sinteal e lideranças da base da categoria reforçaram à gestão as cobranças já feitas à Prefeitura de Messias, que, dentre outras reivindicações, envolve o pagamento dos precatórios do FUNDEF, a eleição para diretoras/es de escola e a promulgação da lei para implantação da gestão democrática nas escolas.

Respostas

No caso dos precatórios do FUNDEF, o Sinteal e a categoria cobraram da prefeitura e da Semed a urgente publicação do decreto que institui a Comissão que irá tratar dos procedimentos para o pagamento.

A presidenta do Núcleo Regional Sinteal/Rio Largo, Rosiéle Guimarães, sugeriu a criação e publicação pelo MessiasPrev da lista com os nomes das/os beneficiárias/os ativas/os e das/os aposentadas/os, além da convocação futura de servidoras/es que não estão atuando na rede ou herdeiras/os, para que sejam informadas/os de que possuem tal direito.

A assessora do prefeito, Mariana Ventura, comprometeu-se junto ao Sinteal e à categoria de levar ao prefeito Marcos Silva todas as reivindicações e encaminhamentos feitos pelo Sinteal na reunião, e já deixou agendada uma nova reunião para o dia 21/09, às 10h, também na prefeitura, para apresentar as respostas do que foi discutido e cobrado na reunião de hoje.

Atenção!

Uma nova assembleia de luta da educação será convocada pelo Sinteal logo após a reunião do dia 21/09, para o repasse das informações conseguidas junto à gestão municipal.

Representação

O Núcleo Regional Sinteal/Rio Largo foi representado por sua presidenta Rosiéle Guimarães e pela secretária de adjunta Aline Vieira, além do diretor Eraldo Inácio, da Secretaria Sindical. E a base da categoria foi representada por membros das comissões do Fundeb, do MessiasPrev e das/os Aposentadas/os.