12 de agosto de 2022

Sinteal protesta nas ruas de Rio Largo e exige respeito e valorização da educação

 

Em protesto realizado na manhã desta sexta-feira (12), trabalhadoras/es da educação do município de Rio Largo cobraram transparência e cumprimento da lei na aplicação dos recursos do FUNDEB e do FUNDEB, denunciaram ataques aos trabalhadores e as péssimas condições das escolas da rede. A mobilização aconteceu no Centro da cidade.

“Estamos há anos acumulando perdas salariais, vendo nossas escolas abandonadas, os recursos da educação chegando e desaparecendo sem serem aplicados onde devem. Os milhões que chegaram no primeiro lote dos precatórios do FUNDEF, ele se recusa a dialogar com os trabalhadores e fazer o rateio. Por isso tiramos essa agenda de mobilizações em assembleia e estamos aqui, para lutar pelo que é nosso de direito”, disse Rosiele Costa, presidenta do núcleo regional do Sinteal Rio Largo.

O protesto aconteceu no mesmo dia da posse da nova prefeita, que assumiu o posto depois que Gilberto Gonçalves foi afastado por decisão judicial acusado de desviar recursos da educação e da saúde. Consuelo Correia, presidenta do Sinteal, defende a mudança de postura com a saída do gestor.

“Esperamos que venha uma nova perspectiva, de valorização da educação e dos trabalhadores. Que seja interrompido esse ciclo de perseguição e ataques que vinham acontecendo no município. Rio Largo não merece um gestor que chama educadores de maloqueiros e persegue quem faz a luta enquanto tem acusações graves como essas pesando sobre ele”.

Os manifestantes se concentraram em frente ao Banco do Brasil, dialogaram com a população e distribuíram panfletos. Depois saíram em caminhada pelas ruas e pararam na porta da Câmara de Vereadores, onde foram recebidos por 4 parlamentares.

“Pedimos intermediação na negociação, pois sabemos que essa casa tem a função de fiscalizar e acompanhar o exercício da gestão. Eles se comprometeram conosco, disseram que se o projeto relacionado ao pagamento dos precatórios do FUNDEF chegar à casa vão chamar o Sinteal para participar e só aprovam se estiver dentro da lei. Também disseram que vão tentar abrir um canal com a nova prefeita para que ela receba e negocie com o Sinteal”, relatou Consuelo.

E o movimento grevista em Rio largo segue firme e forte na luta. Na próxima quarta-feira (17), às 8h, haverá um novo ato pela educação no município, com a concentração na Escola Gustavo Paiva. Na quinta-feira (18), às 8h, a atividade de greve terá concentração próximo a Escola Manoel Soares. E na sexta-feira (19), também às 8h, o movimento grevista fará mais um ato nas proximidades da Escola Walter Dória.