22 de setembro de 2022

Rio Largo: Educação inicia greve geral na próxima 2ª feira (26), em defesa do pagamento dos precatórios do Fundef

As trabalhadoras/es da rede pública municipal de Educação de Rio Largo decidiram, por unanimidade, entrar em greve geral a partir da próxima 2ª feira (26/09), em defesa do pagamento dos precatórios do Fundef. A decisão foi tomada em assembleia geral convocada pelo Núcleo Regional/Sinteal Rio Largo, realizada na última 3ª feira (20), na Escola Estadual Fernandina Malta, que teve, além do ponto de pauta da luta do Fundef, a votação e indicação dos membros da Comissão Eleitoral Regional que coordenará o processo eletivo para a nova direção do sindicato (executiva estadual e núcleos regionais).

Agora é greve!

Esgotadas todas as tentativas de diálogo com a prefeitura e com a Semed/Rio Largo feitas pelo Sinteal e categoria, as/os trabalhadoras/es votaram em peso pelo início da greve, na próxima 2ª feira (26 de setembro), inclusive com um cronograma de ações já definido, de mobilizações nas escolas da rede para repassar informações e chamar a categoria para a luta.

Segundo a presidenta do Núcleo Regional, Rosiéle Guimarães, “vai completar um mês que o Sinteal e lideranças da base se reuniram com a secretária (interina) de Educação, Geane Magalhães, para discutir uma extensa pauta de cobranças, em que se destacava o ponto do pagamento dos precatórios do Fundef”.

De acordo com Rosiéle, foram definidos alguns encaminhamentos como criação de comissão do rateio e valores, “que, infelizmente, foram descumpridos pela gestão. Restou que, já completados vinte e oito dias nesta quinta-feira [22/09], a secretária Geane não trouxe mais respostas sobre o andamento dos precatórios, chegando até a gravar áudio dizendo até que “não haveria mais recursos para o pagamento. Diante dessa falta de respostas da gestão e da interrupção do processo de negociação, a categoria, muito indignada e com razão, votou e decidiu pela greve geral, mas o Sinteal segue defendendo ser preciso voltar à mesa de negociação”.

Comissão Eleitoral Regional

Segundo ponto de pauta da assembleia realizada no último dia 20/09, a categoria votou e escolheu as/os seguintes companheiras/os (todas professoras) para compor a Comissão Eleitoral Regional: Luciene Macena, Cristina Veríssimo e Maria Socorro da Conceição.