30 de setembro de 2022

Rio Largo: Em assembleia, trabalhadoras/es em educação decidem retornar às atividades no dia 04/10, mas luta continua em defesa da pauta de reivindicações da categoria

As/os trabalhadoras/es da rede pública municipal de educação em Rio Largo participaram de importante assembleia geral extraordinária convocada pelo Núcleo Regional Sinteal, na manhã desta sexta-feira (30), na Câmara de Vereadores. A assembleia teve 03 pontos de pauta: repasse de informações da audiência com membro do Ministério Público Estadual/MPE-AL (realizada ontem); avaliação da greve e, por fim, a tirada de novos de luta.

Após avaliar e debater abertamente os pontos que avançaram durante o movimento grevista, a categoria democraticamente decidiu, por unanimidade, suspender a greve, decidindo pelo retorno às atividades profissionais na próxima terça-feira (04 de outubro).

Audiência no MPE/AL

A audiência entre Sinteal e Núcleo Regional Rio Largo com a promotora de Justiça, Drª Louise Maria Teixeira, no Ministério Público do Estado de Alagoas (MP/AL), ocorrida nesta 5ª feira (29), teve como a garantia dada pela promotora de encaminhar a ata dessa reunião para conhecimento da instituição e também do Ministério Público Federal (MPF), e ela prometeu se empenhar para que a Prefeitura de Rio Largo abra um canal de diálogo com o Sinteal e as/os trabalhadoras/es da educação. Na reunião no MP/AL, a executiva estadual do Sinteal foi representada pela diretora Cícera Ferreira, e teve também a presenta de representantes do FUNDEF do município.

Sinteal: posicionamento

Mesmo tomando a decisão de suspender a greve e retornar ao trabalho no próximo dia 04 de outubro, Núcleo Regional e trabalhadoras/es da educação também deixaram claro que haverá paralisações pontuais até que sejam conquistados avanços na pauta de reivindicações da categoria, como, por exemplo, a luta pelo pagamento dos precatórios do FUNDEF.

Segundo a presidenta do Núcleo Regional Sinteal/Rio Largo, Rosiéle Guimarães, “a luta vai continuar, ao lado do Ministério Público estadual, e, em breve, estaremos informando à categoria em relação a uma nova agenda de atividades de luta”.

A executiva estadual do Sinteal foi representada, na assembleia de classe realizada hoje, pela diretora Josefa (“Jô”) Conceição.