13 de setembro de 2022

Sinteal realiza duas assembleias e dá início aos preparativos para eleição da diretoria

Para cumprir rigorosamente as exigências cartoriais e estatutárias, o Sinteal realizou, na manhã desta terça-feira (13), duas assembleias gerais. A primeira, às 10h00, em caráter extraordinário, ratificou a decisão de assembleia anterior de prorrogação do mandato por 90 dias. E a segunda assembleia, iniciada às 10h30, elegeu a comissão eleitoral que vai conduzir as eleições do Sinteal para escolher a nova direção estadual, direções regionais e conselho fiscal.

 

Confira a composição completa da comissão eleitoral apresentada e aprovada:

MILTON CANUTO DE ALMEIDA

MARY SELMA DE OLIVEIRA RAMALHO

ADELMO APOLINÁRIO SILVA JÚNIOR

EDILTON DANTAS COSTA

MARIA DAS GRAÇAS DE SOUSA BRITO

 Suplentes:

MARIA GENUZA PINTO LIMA

VÂNIA MARIA CALHEIROS DE OLIVEIRA

MARIA BETÂNIA TOLEDO DA COSTA

“A categoria tem o direito de participar de todo o processo. Estamos cumprindo o estatuto e fazendo o possível para garantir que quem tiver interesse venha compor a comissão eleitoral e participar. Esse momento é fundamental para o processo democrático, e nos fortalece enquanto categoria”, disse a presidenta do Sinteal, Consuelo Correia.

A primeira assembleia teve um único ponto de pauta. A presidenta Consuelo leu para a plenária o edital de convocação que foi publicado em todas as redes sociais, nas escolas e em jornal impresso de grande circulação. Ela esclareceu que se trata da ratificação da decisão tomada pela categoria em assembleia do dia 22 de junho passado, e colocou em votação. Aprovada por unanimidade. Após a primeira assembleia, a direção aproveitou para fazer informes sobre a luta do sindicato.

Consuelo falou sobre atraso do pagamento dos precatórios do FUNDEF em Maceió, esclareceu que os precatórios da rede estadual ainda não tem previsão de sair este ano (2022). Ela também trouxe informações sobre pontos como biênios, mudança de letra e alguns processos jurídicos.

Pontualmente às 10h30, como previsto no edital, foi iniciada a segunda assembleia com a pauta da eleição da comissão eleitoral. O edital de convocação foi lido, e os integrantes sugeridos para a comissão foram chamados à frente da plenária.

Consuelo perguntou algumas vezes se mais alguém presente teria interesse em compor a comissão, e se apresentasse. A mesa esperou protocolarmente e, então, deu seguimento à votação, que aclamou por unanimidade os companheiros e companheiras que devem começar imediatamente os trabalhos para promover as eleições do Sinteal, marcadas para dezembro deste ano.

Ao final da assembleia, o funcionário de escola da rede municipal Carlos Merthen se inscreveu para fazer uma fala sobre o papel fundamental que a direção do Sinteal tem tido na valorização das/os funcionárias/os de escola. “A escola não é feita só pelos pedagogos, e é só graças à luta destas pessoas que estão aqui que nós estamos recebendo nossos precatórios, nossos biênios, nossa valorização”, disse ele, afirmando gratidão às companheiras.