30 de setembro de 2022

Sinteal vence na justiça e Prefeitura de Delmiro é obrigada a devolver salários da educação

Greve durou 32 dias e conquistou aumento no percentual de reajuste (Foto: Arquivo)

Uma decisão judicial divulgada na noite desta quinta-feira (29) reforçou a garantia do direito dos trabalhadores e trabalhadoras da rede municipal de ensino de Delmiro Gouveia. Depois de uma greve que durou 32 dias, a categoria teve seus salários cortados nos meses de agosto e setembro, mais uma das atrocidades da Prefeita Ziane Costa. A devolução deve ser feita imediatamente.

A greve foi uma luta pela valorização da categoria após a gestão municipal definir um percentual de reajuste de 10,06%, muito abaixo da expectativa, sem levar em conta o posicionamento da categoria. Após mais de um mês, com muita resistência frente às retaliações e perseguições da prefeita e da secretária de educação, a categoria conquistou avanços, chegou a 15,06% e encerrou a greve no dia 15 de setembro.

“Voltamos todas as nossas forças para lutar pela restituição do salário das pessoas. Teve gente que recebeu apenas quatro reais de salário, uma desumanidade. Nosso jurídico mais uma vez demonstrou competência e compromisso, trabalhou incansavelmente até em final de semana, e finalmente estamos colhendo os resultados”, disse o presidente do Sinteal Alto Sertão, Pedro Pereira.

A ação defendeu que “O exercício do direito de greve não pode ser exercido com o sacrifício de outro direito fundamental, como é o da própria sobrevivência, sendo certo que os vencimentos são declaradamente de natureza alimentar”, argumento aceito pela desembargadora Elisabeth Carvalho do Nascimento que instituiu multa diária em caso de descumprimento.

“Vitória da mobilização da classe trabalhadora! A luta foi árdua, mas no final a justiça prevaleceu. Mesmo diante dessa decisão, vamos permanecer em estado de alerta para evitar que as ameaças de mais retaliação se concretizem contra trabalhadores que estavam na greve”, finalizou Pedro.