20 de outubro de 2022

Centrais sindicais fazem campanha contra assédio eleitoral no Centro de Maceió

Após receber várias denúncias de que patrões estariam coagindo trabalhadores e trabalhadoras a votar em seus candidatos, as Centrais Sindicais (CUT, Nova Central, CSP Conlutas e Força Sindical) realizaram na manhã desta quinta-feira (20) um ato público em defesa da liberdade eleitoral, no Centro de Maceió.

“Em defesa da democracia, estamos conscientizando todo mundo de que assédio eleitoral é crime. Se o patrão está intimidando, tentando interferir no seu direito ao voto, denuncie!”, disse a presidenta da CUT Alagoas, Rilda Alves.

Caminhando com cartazes e distribuindo panfletos com a população e os funcionários e funcionárias das lojas, dirigentes sindicais reforçaram as informações sobre leis que protegem os trabalhadores/as nas situações.

Com base em denúncias recebidas, foram feitas paradas estratégicas na frente de lojas que supostamente estariam cometendo esse crime: as lojas Casa Vieira, Casa Cabus e Shallon.

Consuelo Correia, presidenta do Sinteal, reforçou a importância da liberdade de escolha para a democracia. “O voto é secreto! É muito difícil para o trabalhador que precisa do emprego ser intimidado pelo patrão. Estamos aqui para dizer que você não está sozinho, e nem é obrigado a votar em quem o patrão manda”, disse.

Está na Constituição Federal: o Artigo 5º e o Artigo 14 garantem a soberania popular sem restrições por crença ou convicção.

CENTRAIS SINDICAIS FAZEM CAMPANHA CONTRA ASSÉDIO ELEITORAL NO CENTRO DE MACEIÓ