23 de novembro de 2022

Comissão Eleitoral apura resultados da votação simulada e constata segurança e facilidade no processo

Na manhã desta quarta-feira (23), a Comissão Eleitoral Geral esteve reunida na sede do Sinteal para apurar os resultados da votação simulada realizada no dia 17 de novembro e concluiu a fase de testes com sucesso.

“Por ser um sistema novo eu cheguei a achar que teríamos mais trabalho, mas vai ser a apuração mais fácil e rápida da nossa história. Isso tudo garantindo o voto secreto e acessível para a categoria”, disse entusiasmado o professor Milton Canuto, presidente da comissão.

A apuração vai acontecer em algumas etapas. Em um momento inicial serão avaliados os votos em separado (casos que não estejam no sistema no momento da votação). Milton explica “Vamos consultar a lista geral, se constar lá o voto é validado, caso contrário será feita uma consulta diretamente no sistema de consignados do Sinteal, caso a pessoa esteja em dia com o Sindicato e apta a votar também terá o voto validado, caso contrário o voto será anulado e não computado nos resultados”.

Após a análise de todos os votos em separado, serão abertas as chaves (presentes em pen drives lacrados até esse momento) e inseridas no sistema, que em poucos minutos computará o resultado. Todos os dados são criptografados, não sendo possível identificar os votos individualmente, apenas o resultado final de forma coletiva.

Dados serão totalmente criptografados, sendo impossível identificar votos individuais

A comissão alerta aos filiados e filiadas dos núcleos regionais que forem votar em separado que fiquem atentas à cidade que vão comunicar ao sistema. “Muitas pessoas trabalham em mais de um município, acabam confundindo. Mas é muito importante que no sistema coloquem o município em que estão filiadas ao Sinteal (onde está o desconto), porque se acontecer divergência o voto infelizmente será anulado”.

Participaram da simulação 616 pessoas de todo o Estado. O processo foi tranquilo e teve como candidaturas hipotéticas as chapas “X” e “Y”, além da opções de voto branco e nulo.

As eleições reais acontecem nos dias 6 e 7 de dezembro. Pela primeira vez, será utilizado um sistema totalmente online e a participação pode acontecer à distância, utilizando qualquer celular ou computador. Mas haverá pontos físicos em todas as regiões para as pessoas que tiverem dificuldade ou se sentirem inseguras possam contar com a ajuda da equipe do Sinteal.

“Teremos mesários, central para tirar dúvidas, equipamentos eletrônicos para que as pessoas possam vir até nós votar. O importante é que toda a categoria participe do processo de escolha da nova direção que estará à frente do Sinteal nos próximos 4 anos”.