1 de novembro de 2022

Eleições do Sinteal serão realizadas no início de dezembro

Acontecem ainda este ano as eleições da diretoria do Sinteal para o quadriênio 2022/2026. Marcado para os dias 6 e 7 de dezembro, o pleito irá definir quem fica à frente do Sindicato, do Conselho Fiscal e dos Núcleos Regionais no próximo período.

Trabalhando a todo vapor, a Comissão Eleitoral já publicou o Regimento, o calendário, e está organizando tudo.

“Estamos planejando todo o processo, que acontece em todo o Estado. Atualizando listas de votantes aptos/as, documentações e detalhes técnicos para garantir que aconteça com tranquilidade e legitimidade”, disse o professor Milton Canuto, presidente da comissão eleitoral.

As inscrições de chapas, de acordo com o calendário, acontecem esta semana, nos dia 3 e 4 de novembro. Estão aptos/as a concorrer todos os trabalhadores e trabalhadoras da educação filiados/as ao Sinteal no mínimo até o dia 5 de junho, e em dia com a contribuição sindical, de acordo com o Estatuto do Sinteal.

Todo o processo vai acontecer de forma virtual, mas as pessoas que tiverem dificuldade em acessar o sistema, sozinhas, não precisarão se preocupar. Haverá pontos presenciais de votação eletrônica, por exemplo nas sedes do Sinteal em todo o estado, aonde serão disponibilizados computadores e pessoas treinadas para orientar eleitoras/es.

O presidente da Comissão Eleitoral, professor Milton Canuto de Almeida, explicou que o formato de eleições online já tem acontecido em muitos sindicatos do país. “Estamos conversando com uma empresa que já executou esse modelo eletrônico em mais de duzentas eleições online no país, para dar como exemplo categorias como a nossa. Isso já foi feito em sindicatos da educação do Rio de Janeiro e no Paraná, e correu tudo bem, com tranquilidade, transparência e muita participação”.

Para mais informações sobre as inscrições, os candidatos e candidatas podem consultar o Regimento Eleitoral publicado aqui no site (clique aqui), ou entrar em contato com a comissão eleitoral no e-mail [email protected] ou pelo whatsapp (82) 99645-0032.

O processo acontece simultaneamente para eleger a Direção Estadual, o Conselho Fiscal e a direção dos 11 Núcleos Regionais.