30 de novembro de 2022

Novembro azul: Sinteal realiza ação de conscientização sobre saúde do homem

A sede do Sinteal ganhou uma decoração diferente na manhã desta quarta-feira (30), em uma ação alusiva ao Novembro Azul, o Coletivo de Saúde do/a Trabalhador/a do Sinteal e as psicólogas Lourdes Veras e Fabiana Amorim propuseram uma dinâmica com os homens presentes e distribuíram material informativo.

“Colocamos a pintura da árvore da prevenção simbolizando a vida, e convidamos todos os homens a molharem os dedos na tinta azul e deixarem suas digitais como frutos que ela vai trazer. Entregamos material informativo e reforçamos com cada um a importância de fazer os exames preventivos”, explicou Lourdes.

Além da árvore, foram colocados pelas paredes da sede vários balões azuis e bigodes pretos, e também mensagens motivacionais. O tradicional laço azul foi distribuído entre homens e mulheres presentes. “Nós mulheres também temos podemos contribuir incentivando os homens, ajudando a quebrar os preconceitos e cuidar da saúde”, reforçou Fabiana.

Prazeres Batista, dirigente do Sinteal e membro do coletivo de saúde, fala sobre a atuação do Sinteal em campanhas como essa. “As pautas da saúde são muito importantes, e enquanto educação sabemos o papel que temos ao trazer esses assuntos para o nosso espaço. Campanhas como outubro rosa, janeiro branco, dezembro vermelho e novembro azul já estão no nosso calendário”.

O “Novembro Azul”

A iniciativa internacional “Novembro Azul” teve origem na Austrália no ano de 2003 e foi comemorado no Brasil pela primeira vez em 2008. O Novembro Azul tem como objetivo sensibilizar e conscientizar a população masculina em relação aos cuidados com a saúde e a importância da realização dos exames de prevenção contra o câncer de próstata. O Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata é no dia 17 de novembro.