21 de novembro de 2022

Núcleo Regional Sinteal/Rio Largo e trabalhadoras/es em Educação avançam na luta em Messias (rateio dos precatórios do FUNDEF) e Satuba (eleição de gestores escolares)

Mesmo com o final do ano se aproximando, a luta do Sinteal (executiva estadual e núcleos regionais) não pára. O Núcleo Regional Sinteal/Rio Largo realizou, nos dias 17 e 18 de novembro, ações envolvendo as/os trabalhadoras/es em educação dos municípios de Messias e Satuba, respectivamente. Vamos às informações…

Luta em Messias

As diretoras do Núcleo Regional Sinteal/Rio Largo Alyne Vieira e Rosélia Belo e o diretor Adriano Gomes estiveram, na última quinta-feira (17/11), no município de Satuba para acompanhar sessão ordinária da Câmara de Vereadores e comprovar o recebimento e registro (protocolo) do projeto de lei do rateio dos precatórios do FUNDEF para as/os trabalhadoras/es da rede pública municipal de educação.

Antes da sessão começar, os três diretores tiveram uma conversa com o presidente da Câmara, vereador Ary Cleyton Carvalho Rego, da qual também participou a presidente do MessiasPrev. Maria Omena.

Na conversa sobre o que aborda a lei dos precatórios do FUNDEF, foi reforçado que o Sinteal continua defendendo o direito ao rateio para todas/os as/os trabalhadoras/es da educação (desde 1997 até os dias atuais). O presidente da Câmara de Vereadores se prontificou em apressar o trâmite do referido projeto de lei, objetivando aprová-lo tão logo que seja protocolado e enviado pela prefeitura, e, segundo Ary Cleyton, “se estiver tudo conforme a lei, o projeto será com certeza acatado e aprovado pelos demais vereadores e vereadoras”.

O Sinteal acompanhou toda a pauta da sessão do dia, ouviu os posicionamentos de vereadores em relação ao assunto dos “precatórios”. No final da sessão parlamentar, a assessoria do prefeito Marcos José Herculano da Silva (PTB) protocolou o projeto de lei junto à Câmara de Vereadores, e o mesmo entrará na pauta da próxima sessão ordinária, na próxima quinta-feira (24/11).

Luta em Satuba

Na última sexta-feira (18/11), o Núcleo Regional Sinteal/Rio Largo esteve na sede da Secretaria Municipal de Educação de Satuba, para dar continuidade na participação do Sinteal no processo de discussão para a elaboração do edital da eleição para gestoras/es escolares, para os cargos e/ou funções de diretora/or escolar (em cumprimento às metas do Plano Municipal de Educação – PME).

Segundo a diretora Alyne Villar, “evoluímos no processo de formatação do edital, e o Sinteal espera que o processo eleitoral aconteça no período previsto, ou seja, em março do ano que vem [2023]”. Segundo ela, uma nova reunião de discussão do edital já está marcada para a próxima quinta-feira (24/11), às 08hs.