29 de novembro de 2022

Rateio, difícil acesso e Gestão Democrática são pautas de reunião entre Sinteal e Prefeitura de Palmeira

No início da tarde da última quinta-feira (24), o Sinteal esteve reunido com o prefeito Júlio César, na sede da Prefeitura Palmeira dos Índios para discutir as reivindicações dos/as profissionais da rede municipal de educação. Na pauta, precatórios do FUNDEF, rateio do FUNDEB, atualização do difícil acesso e gestão democrática.

“É fundamental manter esse canal aberto com o executivo, mas temos a clareza de que é necessário avançar. Dialogamos e vamos continuar acompanhando, mas também notificaremos a Câmara de Vereadores através de ofícios”, disse Izael Ribeiro, presidente do núcleo Regional do Sinteal Palmeira dos Índios.

De acordo com Izael, a gestão informou que está informando apenas a homologação do desembargador da justiça Federal (5° Região) para efetivar o pagamento dos precatórios do Fundef.

Sobre as sobras dos recursos do FUNDEB de 2022,  o prefeito Júlio César e o secretário da Fazenda, Gutenberg, confirmaram a possibilidade de rateio para todos os profissionais da educação, a gestão pontuou que estão realizando cálculos e estudos de folha para anunciar posteriormente o valor a ser pago.

O presidente Izael Ribeiro reiterou a reivindicação da atualização do valor do difícil acesso (incentivo deslocamento) a ser calculado pela quilometragem e que haja reajuste anual de acordo com inflação;

Sobre a Gestão escolar, promessa de campanha e pauta constante de luta do Sinteal, a promessa é de lançar dia 01 de Dezembro o edital para gestão democrática escolar com eleição direta de diretores. “É de suma importância a participação da comunidade escolar na escolha dos diretores e acabar com indicação política” destacou Izael.