23 de janeiro de 2023

Balneário do Sinteal foi palco, neste domingo (22), do “Dia D” da Campanha “Janeiro Branco”, em prol da saúde mental da categoria

A campanha nacional “Janeiro Branco”, movimento social dedicado à construção de uma cultura da saúde mental, e que, neste ano de 2023, trabalha o slogan “A vida pede equilíbrio”, foi totalmente encampada pelo Sinteal, através de Coletivo de Saúde.

“Dia D”

O “Dia D” da campanha ocorreu neste domingo (22), tendo como palco o Balneário do Sinteal, em Riacho Doce, com excelente presença de sindicalizadas/os, que aproveitaram um dia de muito sol, calor (inclusive humano), música ao vivo, atividades físicas e, claro, distribuição de material da campanha em prol da saúde mental.

Izael: “Campanha mais do que certa!”

Presente no “Dia D”, o presidente do Sinteal, Izael Rodrigues, disse que, desde 2017, “o Sinteal vem participando diretamente da Campanha “Janeiro Branco” intensificando as ações e atividades em relação à saúde das trabalhadoras e dos trabalhadores em educação, e, hoje, temos uma estrutura com psicólogas, realizando rodas-de-terapia e tudo o mais que objetive auxiliar e ajudar a saúde mental da categoria”.

Para ele, o Janeiro Branco acertou em cheio no slogan deste ano. “A campanha está mais do que certa quando diz que a vida pede equilíbrio!”.

CONFIRA GALERIA DE FOTOS

Apoio psicológico

Segundo a psicóloga Fabiana Amorim, “de cada oito pessoas no mundo, infelizmente uma irá desenvolver algum tipo de transtorno mental”. Ela alerta que as doenças mais comuns no quesito mental “são depressão, transtorno de ansiedade, como pânico e fobias, e a chamada doença do trabalho conhecida como Síndrome de Burnout, que é o esgotamento profissional crônico”.

Reforçando a importância da preocupação e do trabalho do Sinteal em prol da saúde mental da categoria – sejam profissionais da ativa ou já aposentados/as –, a também psicóloga Maria de Lourdes Veras, também presente nas atividades do “Dia D” informou que o Sinteal disponibiliza atendimento (apoio) psicológico, principalmente para os casos de necessidade mais urgente, bastando para isso acessar as redes sociais do sindicato.

Atividades físicas

Coroando um “Dia D” que reforçou que “a vida pede mesmo equilíbrio” para ser melhor e bem mais vivida, a atividade realizada pelo Sinteal em seu balneário contou, ainda, com a participação de educadora física orientando atividades dentro e fora da piscina, além de muita música para descontrair um domingo de muito sol, saúde, bem-estar e alegria.