20 de janeiro de 2023

Palmeira dos Índios: Núcleo Regional conversa com prefeito e secretário de Educação de Estrela de Alagoas sobre rateio do Fundeb/2022 e reajuste do piso

Na manhã desta sexta-feira (20), dirigentes do Sinteal/Núcleo Regional Palmeira dos Índios estiveram no município de Estrela de Alagoas para protocolar ofícios sobre piso salarial e novos/as filiados/as.  Na oportunidade, foi mantido contato com o prefeito Aldo Lira de Jesus e com o secretário municipal de Educação, Clévio Santos. Representaram o Núcleo Regional a presidente, Maria de Saúde Batista, o vice-presidente Carlos Teles e a secretária-adjunta Hérika Verônica.

Segundo o vice-presidente do Núcleo Regional, Carlos Teles, “aproveitamos a oportunidade, nesta audiência improvisada, para falar com o prefeito e o secretário sobre um pleito importante: as sobras do Fundeb de 2022”.

Segundo Teles, prefeito e secretário de Educação afirmaram aos representantes do Núcleo Regional que, sim, será feito o rateio para todos/as os/as servidores/as da educação, mas, na oportunidade, ainda não deram perspectivas de valores e nem fixaram data específica de pagamento.

Teles informou, ainda, que prefeito e secretário de Educação alertaram que a contabilidade está em fase final de cálculos, para que seja iniciada a confecção da folha de pagamento das sobras do Fundeb. O prefeito Aldo e o secretário Clévio garantiram ao Núcleo Sinteal/Palmeira que, “que, em um prazo o mais rápido possível, será informado o dia do pagamento”.

A presidenta do Núcleo Regional, Maria da Saúde Batista, enfatizou a importância do pagamento do rateio para os servidores e servidoras municipais e reforçou a importância das gestões municipais valorizar todos/as os/as profissionais da educação, “e esta valorização passa pelo piso salarial da categoria, que este ano é de 14,95%”.

A presidenta informou que o prefeito Aldo Lira se prontificou a convidar o professor Milton Canuto de Almeida, especialista em Educação, para realizar os estudos de impacto financeiro relativo ao Exercício 2023.