13 de fevereiro de 2023

Assembleia do Sinteal no município de Maribondo define reivindicação de 28% de reajuste para 2023

Na tarde da última sexta-feira (10), o núcleo regional do Sinteal Palmeira dos Índios realizou assembleia geral com trabalhadores/as da educação da rede municipal de Maribondo. Na pauta, campanha salarial e informes gerais.

Com ampla participação da categoria, a plenária discutiu um percentual de reajuste para ser levado à gestão municipal. Ficou encaminhada que a categoria vai solicitar o reajuste de 28%, considerando 13% de perdas acumuladas nos últimos anos e 14,95% do reajuste nacional anunciado para 2023.

“Precisamos estar firmes, presentes nas lutas e assembleias. Só com muita unidade conquistamos e fazemos valer nossos direitos”, disse Maria da Saúde, presidenta do Sinteal Palmeira.

Também entrou na pauta o rateio do FUNDEF, já que há uma ansiedade das pessoas que aguardam receber a primeira parcela.

O Sinteal enviou ofício à Prefeita solicitando que fosse feito um estudo da folha de pagamento do município, que se comprometeu em reunião antes da assembleia.

Carlos Teles, Vice-Presidente do Sinteal Palmeira e funcionário da rede, falou sobre a importância dos profissionais de apoio na educação. “Lutamos e continuaremos lutando para que nós funcionários sejamos vistos e valorizados. A principal luta neste momento para que os gestores façam uma correção na tabela de valores e nos tragam para a valorização de carreira, já que temos companheiros com mais de vinte anos de trabalho sem uma carreira e nem valorização”.