Dia Nacional de Luta pelo Piso é marcado por ato no CEPA
Para marcar a mobilização em Alagoas do Dia Nacional de Luta pela Aplicação do Reajuste do Piso nas Carreiras dos Trabalhadores em Educação, o Sinteal iniciou o dia nesta quarta-feira, 22 de março, com uma ação em frente ao CEPA, em Maceió. Dirigentes com bandeiras e faixas chamaram a atenção de motoristas, passageiros e transeuntes sobre a importância de valorizar a educação pública.
“Nós demos apenas o pontapé inicial dessa campanha aqui na capital. Iremos continuar essas atividades por todo o estado. Vamos seguir nessa luta em defesa do piso e da carreira. Uma lei conquistada com muita luta, mas que muitos prefeitos e governadores insistem em descumprir. A mobilização das trabalhadoras e dos trabalhadores é fundamental para conseguir a valorização que desejamos ”, disse Izael Ribeiro, presidente do Sinteal.
Apesar de garantido em lei desde 2008, o piso ainda não é cumprido por todos os estados e municípios. Em Alagoas, por exemplo, o Governo esse ano só aplicou o percentual determinado nacionalmente (14,95%) para profissionais do nível médio. Achatando a carreira.
Nos municípios alagoanos, nenhum implantou o percentual até agora. “Maceió até está pagando um complemento, que na prática, faz com que o reajuste não vá para o salário base. Ou seja, o prefeito JHC está descumprindo a lei”, explicou Consuelo Correia.
Além disso, o reajuste anual garantido aos educadores e educadoras não se estende a todos os trabalhadores e trabalhadoras devido a medidas que ainda não foram adotadas pela União.