16 de março de 2023

Sinteal vai à Câmara Municipal de Girau impedir aprovação de Lei Delegada

O Sinteal esteve na Câmara Municipal de Girau do Ponciano, na tarde da última terça-feira (14), participando da sessão em que estava em pauta o Projeto de Lei Delegada que concederia autonomia ao prefeito em algumas situações.

“Fomos defender os trabalhadores e trabalhadoras contra essa situação. Mas também tinha outro ponto, o prefeito mudou o Estatuto do Servidor, a gente fez uso na Tribuna e solicitou a retirada do inciso em que o prefeito tenta impor a reforma de maneira autoritária”, disse Carlos Jorge, presidente do núcleo regional do Sinteal Arapiraca, que representou a categoria junto com os também dirigentes do núcleo Célio Sampaio e Janielson Oliveira.

Segundo Carlos, foi argumentada a necessidade de retirada do inciso do artigo que coloca a Câmara unicamente como ponto de discussão. “É a Câmara Municipal o local da discussão do entendimento do coletivo até porque vai mexer nos direitos dos trabalhadores. Estatuto do Servidor precisa ser discutido pelos servidores na Câmara Municipal e não ser colocado pelo poder executivo, então a gente participou da sessão a câmara que estava cheia de servidor, não só da Educação, e contribuiu nesse sentido”, completou.

O projeto foi retirado de votação e encaminhado para votação na sessão da próxima terça-feira (21). Os vereadores se comprometeram em modificar essa questão.