11 de maio de 2023

Luta em Rio Largo: Sinteal e trabalhadoras/es em educação dialogam com vereadores e definem assembleia de luta para o dia 17/5

O Núcleo Regional Sinteal/Rio Largo esteve presente à sessão ordinária da Câmara Municipal de Vereadores, realizada na manhã desta quinta-feira (11), acompanhando, ao vivo, o diálogo das/os vereadores/as com as/os trabalhadoras/es da rede pública municipal de Educação, que realizaram uma paralisação de 24 horas, na luta por seus direitos. Com cartazes mostrando suas reivindicações, a categoria mostrou que disposição de luta não vai faltar, lotando o plenário da casa legislativa.

Durante a sessão parlamentar, as/os servidoras/es da educação em Rio Largo relataram suas reivindicações e, mesmo, suas angústias, e receberam como resposta das/os vereadores/as que haverá o empenho necessário na tentativa de mediação de uma negociação entre o Sinteal (Executiva estadual e Núcleo Regional) e a categoria com a prefeitura e a Semed.

Sem diálogo

A presidenta do Núcleo Regional Sinteal/Rio Largo, Rosélia Belo, aproveitou a oportunidade de diálogo com os/as vereadores/as e fez uso da plenária para falar sobre as dificuldades de diálogo e negociação com o Executivo municipal, “pois o prefeito não recebe o sindicato, e também os secretários de educação também não sentam para dialogar”.

Reivindicações

Ao falar sobre a situação de angústia da categoria, Rosélia relatou as perseguições que os/as servidores/as da educação têm sofrido, denunciou a falta de proposta de reajuste salarial da prefeitura à categoria (cuja data-base é janeiro!) e informou que o Sinteal reivindicou a aplicação do piso e carreira com proposta de percentual de reajuste de 38.613%.

A presidente do Núcleo Regional criticou também a falta do cumprimento da Lei da Gestão Democrática e disse que a entidade exige e luta pela realização de eleição para gestores/as escolares.

Assembleia de luta

Sinteal e trabalhadoras/es em educação da rede pública municipal de Rio Largo finalizaram o ato de luta na Câmara de Vereadores aprovando a realização de uma assembleia geral na próxima 4ª feira (17/05), a partir das 09hs, no auditório da própria Câmara de Vereadores, para discutir a seguinte pauta: reajuste salarial e, por fim, indicativo de greve.

Mais fotos da luta