5 de junho de 2023

Servidores/as apresentam estudo técnico na Seplag e pedem avanço nas negociações

 

Na manhã desta segunda-feira (5), representantes de todas as categorias de servidores/as públicos estaduais (civis e militares) estiveram reunidos com gestores do governo na Secretaria de Planejamento e Gestão para mais uma rodada de negociação salarial do Comitê de Negociação com Servidores (Cones). Na ocasião, o economista Diego Farias, contratado pelo movimento dos servidores, apresentou um estudo sobre as receitas e despesas do Estado.

“A informação inicial que recebemos, sobre uma proposta de 0%, é totalmente descartada pelas categorias. Então buscamos apresentar argumentos com base em dados e números, para que possamos avançar. O professor Diego constatou que houve aumento, e isso foi apresentado hoje”, disse a presidenta da CUT Alagoas, Rilda Alves.

A proposta apresentada pelo governador Paulo Dantas, na última sexta-feira (2), é de um reajuste apenas para 2024, o que é incompatível com a necessidade dos trabalhadores e das trabalhadoras.

 

A apresentação do economista trouxe números colhidos junto à Receita Federal que comprovam que houve avanço na receita, e que a situação financeira do estado é boa. E observou que nos últimos anos tem aumentado a distância entre o percentual de aumento da receita e o aumento do reajuste de servidores/as.

Estavam presentes em nome do governo a secretária da fazenda, Renata Santos, o secretário de Governo, Victor Pereira, e o secretário de Planejamento e Gestão, Gabriel Albino. Eles afirmaram que, na reunião anterior do Cones, apresentaram a situação do estado, e que a proposta de 0% era apenas uma sugestão, mas que a negociação estava aberta.

Ao final, foram encaminhados dois momentos para retomada da negociação. Na próxima quarta-feira (7), haverá uma reunião técnica na Secretaria da Fazenda – SEFAZ para discutir a viabilidade do reajuste salarial. Além disso, foi encaminhada uma nova rodada de negociação com o CONES para a próxima segunda-feira (12).