SINTEAL PARTICIPA DE AUDIÊNCIA PÚBLICA SOBRE EDUCAÇÃO NA CÂMARA DOS VEREADORES DE MACEIÓ
Audiência contou com a presença da Senadora Teresa Leitão (PT-PE) e foi organizada pelo vereador Doutor Valmir (PT)
Nesta sexta-feira (10), o Sinteal participou de audiência pública para discutir a política municipal de educação na Câmara de Vereadores de Maceió. A audiência, organizada pelo vereador Dr. Valmir (PT-AL), teve presença de diversas lideranças e representantes da educação do munícipio, além da participação da Senadora Teresa Leitão (PT-PE).
A plenária estava lotada e bastante ativa, aderindo através de protestos, palmas e denúncias como o grito de “educação não é mercadoria”, assim como cartazes lembrando da situação precária em que se encontram escolas da rede municipal.
O Sinteal foi representado por seu presidente, Izael Ribeiro, que discursou sobre o histórico de luta e representação de classe realizado pelo sindicato, além de cobrar da gestão da Prefeitura de Maceió a utilização de recursos para a educação pública exclusivamente nas escolas públicas.
Em sua fala, Izael exaltou a luta pela valorização do profissional da educação, das mobilizações do sindicato e levantou temas como o combate ao adoecimento da classe pela falta de estrutura nas escolas e pela busca por melhores condições de trabalho. Citou como exemplos a falta de espaço adequado para merendeiras, vigias e motoristas escolares e ressaltou a importância de ouvir os educadores para elaborar políticas públicas de acordo com suas necessidades.
Continuou sua contribuição levantando a questão das contratações de institutos privados para atuar na educação de Maceió. Para ele, esse é um método de mercantilização da educação que não resolve o problema do ensino, acentua sua precarização e isola do debate quem está vivenciando o dia a dia das escolas.
“É preciso parar para entender as condições de trabalho e a realidade que os profissionais de educação estão vivenciando aqui no município de Maceió. E isso passa por entender essa deficiência na infraestrutura, na condição e sobrecarga de trabalho que foi intensificado, inclusive, no processo da pandemia”, acrescentou Izael.
Outras participações
Além de Izael Ribeiro, a mesa foi composta pelo vereador Doutor Valmir, do Partido dos Trabalhadores de Alagoas, que também presidiu a audiência; pela Senadora Teresa Leitão, do Partido dos Trabalhadores de Pernambuco; pela Coordenadora de setor de informação e avaliação da Secretaria Municipal de Educação de Maceió, Juliana Cahet; o embaixador do YouTube e professor Ivys Urquiza; o Presidente do Partido dos Trabalhadores de Maceió, Marcelo Nascimento; o Diretor Nacional para Universidades Públicas da União Nacional dos Estudantes (UNE), Samuel Oliveira; e a representante do Conselho Municipal de Educação de Maceió, Bárbara Heliodora.
Entre as falas dos participantes da mesa, se destacou a Senadora Teresa Leitão, que tratou de temas como a importância da educação e sua normatização através de leis, regulamentações e caráter constitucional; a necessidade do debate no âmbito municipal, principalmente através de conselhos, planos e conferências com participação da sociedade civil; sobre a importância do serviço público e da luta pela valorização nas carreiras; a busca por incrementar as estruturas físicas das escolas, fornecendo um ambiente favorável para o ensino e aprendizagem; e a necessidade de financiamento para a educação.
A sociedade civil também teve seu espaço de fala através de inscrições. Entre elas, a Secretária de Mobilização e Movimento Sociais da Central Única dos Trabalhadores (CUT – AL), Lenilda Lima, criticou a forma como a gestão municipal não tem tido o olhar necessário para a educação em Maceió.
A audiência permitiu que a sociedade e movimentos sociais pudessem ter um momento de debate e cobrança frente ao poder público e seus representantes, elencando suas demandas e trazendo propostas para a educação no município.