7 de fevereiro de 2024

Executiva do Sinteal e NR/Santana participam de audiência com secretário de Educação de Olivença e iniciam negociações em 2024

Na manhã desta quarta-feira (07), as dirigentes do Sinteal Rosiéle Guimarães e Jaidê Quintela (da Executiva estadual) e Kélvia Vital e o companheiro João Batista (do Núcleo Regional/Santana do Ipanema, com o assessor jurídico do sindicato, Dr. Gerd Gomes, se reuniram com o secretário municipal de Educação de Olivença, Jocival Dionísio, e apresentaram a Pauta de Reivindicações 2024 dos/as trabalhadores/as da educação.

Durante a reunião com o gestor da educação foram debatidos diversos pontos, oportunidade para a diretoria do Sinteal enfatizar a mobilização de luta do sindicato e da categoria em defesa da justa valorização salarial e profissional. Foi colocado para o secretário de Educação o direito para que haja um ganho real na tabela de vencimentos dos/as profissionais, além de outras reivindicações pontuais (e urgentes!) como: difícil acesso; equipamentos tecnológicos e de uso permanente (que otimizem o trabalho de todos/as os/as profissionais nas escolas); processos de aposentadoria; reforma das escolas; melhores condições de trabalho; EPI’S… dentre outras.

O secretário Jocival Dionísio discutiu cada item da pauta reivindicatória e se comprometeu com os dirigentes do Sinteal em manter a mesa de negociação aberta, para que possa acompanhar e apresentar as demandas dos trabalhadores e trabalhadoras da educação municipal de Olivença.

Ainda na audiência, o secretário apresentou quais os investimentos estão sendo realizados nas escolas do município, como compra de notebooks, televisões, bebedouros, ar-condicionados, fardamento escolar, equipamentos industriais para as cozinhas, geladeiras, freezers e outros itens. Todos esses investimentos elencados pelo gestor da educação municipal na audiência de hojeforam pontos de pauta cobrados pela categoria ao longo dos anos, nas negociações que têm avançado significativamente a partir do diálogo com a gestão municipal.

Campanha Salarial 2024

Na pauta que trata sobre a Campanha Salarial de 2024, o Sinteal apresentou a proposta de 15% (Quinze por Cento), aprovada em assembleia deliberativa realizada em janeiro passado, e houve um percentual apresentado pela gestão, que será analisado e votado na próxima assembleia de luta, a ser realizada no próximo dia 15 de fevereiro (5ª feira), às 14 horas, pela Plataforma Google Meet. ATENÇÃO! O card de divulgação será lançado nas redes sociais e no grupo oficial do Sinteal.

Importante enfatizar também que o Sinteal sempre se pauta em construir mesas de negociações que, verdadeiramente, promovam e conquistem a qualidade da educação pública e a valorização de todos/as os/as seus profissionais.

Aguardamos, assim, que a gestão municipal de Olivença possa manter este canal de diálogo, com o sindicato e a categoria, que se materializem em conquistas e alternativas para as diversas reivindicações propostas pela categoria (profissionais da ativa e aposentados/as).

O Núcleo Regional Sinteal/Santana do Ipanema convoca, desde já, os/as trabalhadores/as da Rede Pública Municipal de Olivença para participarem da próxima Assembleia Geral Deliberativa, no próximo dia 15 de fevereiro, às 14 horas, via Meet.

Somos fortes, somos SINTEAL!