2 de abril de 2024

Sinteal conquista 8% de reajuste e fim dos sábados letivos em União dos Palmares

Em assembleia realizada pelo Sinteal no dia 26 de março, trabalhadoras e trabalhadores da rede municipal de educação aprovaram a proposta de reajuste apresentada pela prefeitura, de 8% (parcelado em duas vezes). A negociação saiu vitoriosa também por outros pontos de pauta apresentados pelo sindicato na mesa.

“A prefeitura apresentou a proposta de 4%, mas não aceitamos. Com o aval da categoria, fizemos a luta e negociação e alcançamos o dobro do valor inicial. Além do reajuste, conseguimos a reformulação do calendário escolar que garantiu a retirada dos sábados letivos, e a aplicação do terço de hora atividade para professoras e professores da educação infantil e do ensino fundamental, que neste município não era aplicado para o HTPC e HTPI”, disse Lúcia Vieira, presidenta do núcleo regional do Sinteal União dos Palmares.

O reajuste será pago em duas parcelas: A primeira em maio, com a aplicação de 5%, e a segunda em setembro, com os 3% restante. Sobre o calendário escolar, que tinha 14 sábados letivos e concluiria em novembro, foi feita a reformulação e os sábados foram retirados, o ano letivo agora será encerrado em dezembro.

“Sabemos que a luta é grande, mas quando nos organizamos as conquistas vem”, disse Lúcia.