22 de setembro de 2020

SINTEAL DEBATE discutiu, nesta 3ª feira (22), a saúde mental e as violências autoprovocadas

Dando continuidade às ações ligadas ao “Setembro Amarelo”, mês de prevenção e luta contra o suicídio, foi realizado, na tarde desta terça-feira (22), virtualmente, “SINTEAL DEBATE que discutiu o tema “Saúde Mental: Estratégias de Prevenção às Violências Autoprovocadas”, e que contou com a participação das psicólogas Karoline Félix Accioly (mediadora) e Maria de Lourdes Veras e a assistente social Rozali Costa. O evento foi transmitido nos canais do SINTEAL no Youtube e Facebook.

Abrindo o debate e trazendo a mensagem do SINTEAL, a diretora da entidade, Patrícia David, lembrou que a saúde do trabalhador “é uma das pautas de luta do Sinteal”, e que o [mês] “Setembro Amarelo” reforça “um lema que sempre gostamos de enfatizar, ou seja, que falar é sempre a melhor solução. Não fosse o atual momento, o Sinteal estaria nas escolas, porque esta entidade tem consciência da importância da saúde mental”.

Em seguida, a moderadora Karoline Accioly passou a palavra a assistente social da Gerência de Vigilância das Doenças e Agravos Transmissíveis e Não Transmissíveis da Secretaria Municipal de Saúde (Maceió) Rozali Costa, que esclareceu questões ligadas a seu trabalho, ressaltando a importância da vigilância (através de fichas de notificação) para o conhecimento de casos de violências, “sejam elas autoprovocadas ou não, porque, se existe essa política de acompanhamento, há todas as possibilidades de intervir e cuidar”. Ela enfatizou que as fichas de notificação “são importantes para se chegar às ações de prevenção e tratamento”.

Rozali alertou que, na Saúde municipal, uma das intenções é trabalhar com as escolas neste tipo de acompanhamento, “tendo em vista que as escolas são locais onde esses tipos de violências aparecem com razoabilidade, o que define o quanto é importante que as redes da educação façam a vigilância e o acompanhamento dessas violências”. Ela disse que, infelizmente, há um índice muito alto de violência autoprovocada no universo de jovens e adolescentes.

Antes de passar a palavra para a segunda palestrante da tarde, a mediadora e psicóloga Karoline Accioly lembrou que “não há políticas claras de prevenção ao suicídio, por isso a necessidade de parceria com os órgãos de saúde, e, inclusive, com o próprio Sinteal, que sempre se mostrou preocupado, através do trabalho do seu Coletivo de Saúde, com a promoção da saúde mental, com a prevenção da saúde mental da categoria”.

Já aproveitando a deixa, a psicóloga Maria de Lourdes Veras reforçou essa importância de atuação do Coletivo de Saúde do SINTEAL, especialmente com a criação do projeto “SOS Emocional”, uma parceria do sindicato com ela e a colega psicóloga Fabiana Amorim, “que, por exemplo, através de rodas de terapia, trabalha o emocional dos trabalhadores em educação que procuram esses serviços.

Karoline Accioly retomou a palavra para reivindicar esforços para a construção e solidificação de uma rede intersetorial de atendimento às vítimas de violência (autoinfligida ou não), “que envolva as áreas da Saúde, Educação, Assistência Social, dentre outras”.

Na reta das considerações finais, coube a primeira participação à Rozali Costa, que ressaltou a importância da vigilância de todo e qualquer tipo de violência “para que seja alcançado o objetivo da melhoria da capacidade de atendimento da rede municipal de saúde. Essa visibilidade é muito importante para que possamos intervir em busca da solução dos problemas”.

Maria de Lourdes encerrou sua participação deixando disponível o apoio do “SOS Emocional” em prol da saúde mental e psicológica dos/as trabalhadores/as em educação. “Estamos à disposição de qualquer trabalhador que esteja passando por dificuldades que agem contra a saúde emocional, nessa parceria entre o Sinteal e o CEREST [Centro Integrado de Referência Regional de Saúde do Trabalhador de Maceió].

Encerrando em nome do SINTEAL, Patrícia David agradeceu às três palestrantes enfatizando que a entidade continuará firme nessa luta em prol da saúde mental da categoria. “Apesar de sabermos da importância do ‘Setembro Amarelo’, o mês dedicado à prevenção e luta contra os suicídios, todos os meses são meses de luta, e o nosso lema continua sendo Trabalhar sim. Adoecer, não!

CONTATOS

SOS Emocional: (82) 9 8867-0700 e (82) 9 9932-3407

CEREST: (82) 3312-5577  //  Email: [email protected]