7 de outubro de 2020

SINTEAL realiza 6ª Carreata em Defesa dos Precatórios do FUNDEF, desta vez em Piaçabuçu

O SINTEAL, juntamente com o Núcleo Regional Penedo, realizou, na manhã desta quarta-feira (07/10), na cidade de Piaçabuçu, leste do Estado de Alagoas, mais uma “CARREATA EM DEFESA DOS PRECATÓRIOS DO FUNDEF” e pela derrubada do veto imposto pelo presidente Jair Bolsonaro ao parágrafo único do artigo 8º do PL 1.581/20 (atual Lei 14.057/2020), que prevê a destinação de 60% (sessenta por cento) dos recursos dos precatórios para o pagamento aos professores ativos, aposentados e pensionistas, na forma de abono, sem incorporação salarial. Esta é a sexta carreata de luta, após as que aconteceram em Maceió, Arapiraca, Delmiro Gouveia, São Miguel dos Campos e Palmeira dos índios (e regiões circunvizinhas).

Além do tradicional percurso de carro-de-som e outros carros adesivados e com bandeiras do SINTEAL agitadas a todo momento e com buzinaço feito pelas principais ruas do município, para esclarecer a população sobre a importância do FUNDEF, pedindo o apoio para a luta da educação, o SINTEAL e o Núcleo Regional estiveram presentes à Câmara de Vereadores de Piaçabuçu, onde, com a permissão da presidência da Casa, teve direito a voz direto da tribuna.

Em seu discurso, o diretor Edilton Dantas, da executiva estadual do SINTEAL, agradeceu o espaço concedido e pediu o apoio de todos os vereadores e vereadores para a luta em defesa dos precatórios do Fundef, pedindo que os/as parlamentares conversem com os parlamentares das bancadas de Alagoas na Câmara e no Senado Federal para que votem contra o veto do presidente Jair Bolsonaro, e a favor da educação pública e seus trabalhadores e trabalhadoras.

Dantas também fez críticas ao comportamento do prefeito de Piaçabuçu, Sr. Djalma Breda, que, segundo o sindicalista, “não tem prestado qualquer esclarecimento, como, por exemplo, a apresentação de extratos que possam informar sobre a utilização de recursos dos precatórios do Fundef que caíram na conta do município, na educação municipal” [cerca de R$ 20 milhões de reais]. Seu discurso foi acompanhado atentamente pelas/os trabalhadoras/es presentes ao “plenarinho” da Câmara de Vereadores local.

Mais uma vez, a população fez aberta manifestação de apoio à luta do SINTEAL, do Núcleo Regional de Penedo e das/os trabalhadoras/es em educação, aplaudindo a “Carreata em Defesa dos Precatórios do FUNDEF”.

E vem mais por aí!

Mais fotos da Carreata