26 de abril de 2024

Sinteal encaminha ações com categoria em relação ao FUNDEF em Minador do Negrão

Na tarde desta quinta-feira (25) o Sinteal através do Núcleo Regional Palmeira dos Índios e da Comissão Municipal de Minador do Negrão, participou de uma reunião com os professores/as da rede municipal de educação de Minador do Negrão, para prestar esclarecimentos à categoria sobre os recursos do Fundef. Na ocasião as informações e propostas de ação foram apresentadas pelo o técnico Milton Canuto.

Representando a entidade estavam presentes: da comissão do Sinteal de Minador do Negrão a Professora Ginailza, representando o Sinteal Palmeira estavam a presidenta Maria da Saúde e o vice, Carlos Teles.

O técnico Milton Canuto apresentou a situação em que se encontram os recursos do precatório do FUNDEF do município. “Tivemos decisões contrárias ao uso do recurso para bonificação aos profissionais do magistério, o rateio. Precisamos decidir qual estratégia seguir para driblar essa situação”.

Em seguida foram apresentadas duas alternativas para a categoria: solicitar novamente ao MPF a liberação do recurso integral, que se encontra em uma conta judicial alegando o desejo de ratear entre os professores. A outra é solicitar ao MPF através de um plano de ação que sejam liberados os juros para se ratear com os profissionais de magistério.

Logo após a explanação do técnico a fala foi aberta aos presentes para tirarem dúvidas e em seguida as propostas foram colocadas em votação.

Maria da Saúde reforçou que a decisão das trabalhadoras/es seria acatada pelo Sinteal. “Estamos ao lado da categoria, e faremos luta que estiver ao nosso alcance para que possamos chegar a uma vitória”. A plenária decidiu pela segunda opção: fazer plano de ação e solicitar liberação dos juros para rateio. “A comissão municipal e o núcleo regional do Sinteal irão se reunir para tratar desta ação”.