Abertura da I Conferência Educacional do Sinteal exalta necessidade de luta pela Educação Pública
A I Conferência Educacional do Sinteal foi aberta nesta sexta-feira (14), para fortalecer o debate sobre a Educação Pública em Alagoas e no Brasil. Com o tema “Educação Pública: uma bandeira permanente de luta”, a Conferência chega ao seu ápice após as etapas de rodas de conversas virtuais e as etapas regionais espalhadas pelos núcleos do sindicato em todo o estado.
A abertura, que aconteceu no novo Centro cultural do Sinteal, contou com a apresentação do Coral Sinteal Em Canto, que abrilhantou o evento cantando canções como “Tributo a Martin Luther King”, “Engenho da dor”, “Paciência”, “Xote das Meninas” e “Coração de Estudante”, animando as/os delegadas/os e observadoras/es presentes.
Um vídeo resumindo como foram as discussões das etapas regionais da Conferência foi mostrado para a plenária após a apresentação, reforçando a importância da construção das proposições para o Documento base que será aprovado.
O presidente do Sinteal, Izael Ribeiro, abriu falou sobre a importância da construção dessa I Conferência Educacional do Sinteal. “Vivemos uma quadra histórica em que existe uma forte tentativa de naturalização da participação dos atores privados nas políticas públicas educacionais. É urgente dialogar com nossos companheiros e companheiras que para além dos negócios financeiros está em curso uma reforma da carreira docente com o argumento desleal e sujo que o custo com o Professor é alto. Temos que continuar lutando contra reforma do Novo Ensino Médio, contra destruição dos Planos de Cargos e Carreiras, pelo piso dos Funcionários de Escola, pela garantia dos mínimos constitucionais da educação e saúde e mais que nunca, por uma escola que não nos adoeça”, explicou.
Também compuseram a mesa de abertura o presidente da CUT, Luciano Santos; e a representante do MST, Gislaine Maciel; as/os parlamentares petistas: o Deputado Estadual Ronaldo Medeiros; a vereadora por Maceió, Teca Nelma; o vereador por Maceió, Dr. Valmir; o presidente estadual do PT, Ricardo Barbosa.
Não a PL 1904 que ataca as vítimas de estupros
Durante a abertura da Conferência, a plenária se posicionou através de um ato político contra o PL 1904, que ataca diretamente as crianças vítimas de estupro. Com a participação da secretária adjunta de Mulheres do Sinteal, Pastora Maria dos Santos, e Lenilda Lima, diretora de mulheres da CUT e ex-presidenta do Sinteal, a plenária se manifestou contra o projeto e proferiu palavras de ordem e de luta exigindo a derrubada do PL: “criança não é mãe, estuprador não é pai!” e “Nem presas, nem mortas!”
Palestra inicial
A conferência foi aberta com a palestra da vice-presidenta da CNTE e diretora da APP Sindicato/PR, Professora Marlei Fernandes de Carvalho. Ela falou sobre os ataques à Educação pública no Brasil, com o avanço do neoliberalismo e com a tentativa de privatização das escolas.
“Estamos aqui organizados e esta organização nos dá condições para chegarmos neste momento e reforçar a nossa luta. Nós somos a resistência. A nossa classe pode estar combalida por essa avalanche que a extrema-direita nos impõe, mas não estamos mortos. Eles sabem o que querem e gastam a nossa energia lutando contra esses ataques. Cabe a nós colocarmos as nossas pautas na rua, de forma organizada e clara. E esta Conferência é uma oportunidade para construirmos isso”, disse Marlei.
A Conferência do Sinteal terá continuidade na manhã deste sábado (15), às 9h. O encerramento será com a plenária final no domingo.







