Palestra sobre FUNDEB prepara dirigentes do Sinteal para campanhas salariais 2026
Preparando seu corpo de dirigentes, tanto da executiva estadual quanto nos núcleos regionais, para as campanhas salariais de 2026, o Sinteal realizou nesta quarta-feira (11), mais uma oficina sobre os mecanismos e aplicação dos recursos do Fundeb, considerando a realidade de Alagoas.
Ministrada pelo professor Milton Canuto, consultor técnico e especialista em direito educacional, a palestra trouxe dados atualizados sobre a legislação, os valores de recursos do FUNDEB previstos para 2026 em cada município, e apontou estratégias para as mesas de negociações que estão começando entre Sinteal e prefeituras.
Izael Ribeiro, presidente do Sinteal, reforça o papel que essa formação cumpre ao longo das campanhas. “Todos os anos realizamos essa atualização, sabemos que para fazer a luta é preciso disposição e mobilização da categoria, mas também se faz necessário estarmos preparados para discutir os números, fiscalizar a aplicação de recursos, e questionar quando a valorização da educação não for com as condições postas por esses recursos”, explicou.
Com assembleia da rede estadual marcada para o dia 26 de fevereiro, o Sinteal inicia oficialmente a campanha salarial deste ano. “Nos municípios, já começamos em Boca da Mata, onde conquistamos percentual de 10%, aprovado ontem [terça,10] em assembleia. Em Delmiro, conquistamos 12%. Seguimos firmes com nossos núcleos regionais, e atentos à agenda de cada município”, completou Izael.
O deputado estadual Ronaldo Medeiros (PT) e a vereadora de Maceió, Teca Nelma (PT), estiveram presentes na atividade para saudar os dirigentes dos núcleos do Sinteal e reafirmaram apoio às pautas da categoria, seja na Assembleia Legislativa de Alagoas e na Câmara Municipal de Maceió.





