27 de março de 2024

Igaci: trabalhadoras/es da Educação conquistam 8% de reajuste salarial

Na tarde da última terça-feira (26), o Sinteal, representado pelo Núcleo Regional de Palmeira dos Índios, promoveu assembleia deliberativa em Igaci para discutir a proposta de reajuste salarial por parte da prefeitura.

Estiveram presentes representando o sindicato: Maria da Saúde (presidenta do NR e comissão de Igaci), Jeniffer Ferreira (vice-presidenta da comissão Igaci), Carlos Teles (vice-presidente do NR) e Cristina Mota (secretária da pasta dos aposentados do NR).

A presidenta Maria da Saúde inicialmente repassou à categoria toda a negociação ocorrida na última segunda-feira (25) junto à gestão. Após o pedido de reunião extraordinária da gestão municipal com participação do secretário de educação, Francismário; secretário de administração, Josenildo; o procurador municipal, Arthur Ferro; e do prefeito, Petrúcio Barbosa, a gestão apresentou o estudo de impacto financeiro e lançou a contraproposta de 8% a ser submetida à aprovação da categoria.

“A proposta de 8%, segundo a gestão, esbarra no limite do uso dos 70% destinados a pagamento de folha salarial e também prevê uma margem para possível queda na estimativa do recurso que acontecerá no encontro de folha em abril. Essa foi a justificativa dos gestores”, comentou Maria da Saúde.

A proposta foi votada por aclamação sendo aceita com unanimidade dos presentes. Agora, o Projeto de Lei com o reajuste será encaminhado para a Câmara de vereadores de Igaci.